

P.A.M.P
PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E MANUTENÇÃO PERMANENTE
O P.A.M.P. é um programa voltado para a assistência e manutenção preventiva de edificações, de modo a evitar a queda de desempenho devido à depreciação de seus sistemas, equipamentos e componentes.
​
Com um planejamento e cronograma das atividades de manutenção definidos após análise técnica in loco, garante-se o desempenho, segurança, salubridade e principalmente visibilidade de sua empresa e marca. Além de assegurar a qualidade de vida dos usuários, evitando que as edificações se deteriorem antes do tempo, gerando custos sociais, econômicos e ambientais elevados.

Manutenção Preditiva: pode ser classificada como um tipo de monitoramento de rotina. Isto é, essa modalidade atua diminuindo a regularidade de reparos de emergência, evitando paradas inesperadas e eliminando as manutenções desnecessárias, tendo como objetivo auxiliar na prevenção, conservação e garantir que as edificações atendam às exigências de segurança para não colocar seus usuários em situações de risco, também para que a edificação atenda ao desempenho para o qual foi projetada até o final de sua vida útil de projeto.
Manutenção Preventiva: é a prática de realizar serviços regulares para evitar problemas antes que eles se tornem graves ou causam danos. Ela inclui a substituição dos componentes desgastados e a execução de reparos imediatos.
Manutenção Corretiva: é efetuada após a ocorrência de uma falha. É destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida, sempre levando em consideração o seu grau de risco.

Grau de Risco: classificação das anomalias e falhas quanto ao grau de recuperação, considerando o impacto do risco oferecido aos usuários, ao meio ambiente e ao patrimônio.
​
Grau de Risco MÃnimo (Impacto Recuperável): é aquele causado por pequenas perdas de desempenho e funcionalidade, principalmente quanto à estética ou atividade programável e planejada, sem incidência ou sem a probabilidade de ocorrência dos riscos relativos aos impactos irrecuperáveis e parcialmente recuperáveis, além de baixo ou nenhum comprometimento imobiliário.
​
Grau de Risco Regular (Impacto Parcialmente Recuperável): é aquele que provoca a perda parcial de desempenho e funcionalidade da edificação, sem prejuÃzo à operação direta de sistemas, deterioração precoce e desvalorização em nÃveis aceitáveis.
​
Grau de Risco CrÃtico (Impacto Irrecuperável): é aquele que provoca danos contra a saúde e segurança das pessoas e ao meio ambiente com perda excessiva de desempenho e funcionalidade, causando possÃveis paralisações, aumento excessivo de custo, comprometimento sensÃvel de vida útil e desvalorização imobiliária acentuada.
